terça-feira, 13 de novembro de 2007

Embora tenha um perfil técnico, tenho muito interesse nesta área , tenho usado o Google Analytics a nível de analise de segmentação dos visitantes com um especial interesse.
Na "Web Analytics" existem vários conceitos entre estes destaco alguns "Conversion Rate" ( valor definido para conseguir a venda), Bounce rate ( % de utilizadores que entraram e sairam logo do site), Page views ( Paginas visitadas), ..
Existem outras ferramentas para analisar, para tirar o sumo do "ClickStream"(Todos os acessos e clicks ao site).Existem então, algumas perguntas que devemos efectuar:
- O porquê da visita ?
- Como chegam ao site os utilizadores da web e qual a sua localização
- O que procuram ? ( no vosso caso deverá ser o vosso serviço e produto ou interesses)
- Quanto ao tempo permanecem no site ?

Estas perguntas devem ter uma resposta. O(s) objectivo(s) da(s) campanha(s) e o conteúdo que devem ser continuamente actualizadas e melhoradas de forma a ser orientado para o segmento de mercado que pretendemos. Deve ser sempre efectuar experiências a nível das páginas em relação ao design e do conteúdo.
Nos motores de busca deve-se procurar e incluir as palavras (Keywords) para posicionar a marca e site.
Não se aconselha a usar ferramentas automáticas de envio de registo do seu site, porque pode dar-nos resultados contrários aos esperados. Deve-se sim, colocar nos principais sites de busca Internacionais Google, Yahoo, Msn e Live search, não podemos esquecer os motores de busca nacionais no nosso caso o sapo entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário